quarta-feira, 20 de março de 2013

A Mão e a Luva - Machado de Assis

Postado por Luiz às 11:21 PM
Sinopse: Luís Alves e Estevão eram dois amigos de faculdade. Dois anos antes da formatura, durante as férias, Estevão "morria" de amor por Guiomar, o primeiro amor da vida dele. Estevão, chegou a largar a faculdade por um tempo, porém com o apoio de Luís Alves, voltou aos estudos e terminou seu curso de direito.
Alguns anos mais tarde Luís Alves e Estevão voltaram a se reencontrar. Luís Alves já era advogado e já iniciara sua carreira política, enquanto Estevão ainda estava a começar sua carreira.
Estevão foi então morar com Luís Alves. Após alguns dias na casa de Luís Alves, enquanto estava no jardim, Estevão observou uma linda mulher saindo da casa vizinha. A mulher se aproximou, e para a surpresa e felicidade de Estevão, a mulher não era ninguém menos que o antigo amor dele, Guiomar.
Os dois conversaram e cada um foi para um lado. Luís Alves que observou tudo pela janela de sua casa esperava que Estevão fosse lhe contar tudo o que ocorrera, porém isto não aconteceu.
Alguns dias depois, Luís Alves deu à Estevão o trabalho de tratar de alguns negócios da família da Baronesa (a responsável por Guiomar, após a morte da mãe da mesma).
A Baronesa havia adotado Guiomar após a morte de sua mãe. Sendo assim, Guiomar a tratava como uma mãe, e a Baronesa, tratava Guiomar como uma filha. Baronesa, tinha um sonho de que Guiomar se casasse com Jorge, seu sobrinho, que vivia apenas de uma fortuna que possuía e que também era apaixonado por Guiomar.
Entre o amor de Estevão e Jorge, havia o amor de Luís Alves, um pouco mais discreto.
A história se segue a partir daí, um quarteto amoroso, entre Estevão que tinha o seu amor intenso e não correspondido por Guiomar. Jorge que tinha o apoio da Baronesa. E Luís Alves que amava Guiomar, porém era mais discreto em relação aos seus sentimentos.
A partir daí se desenrola um romance envolvente e intrigante, com uma "competição" acirrada principalmente entre Jorge e Estevão, porém com Luís Alves discretamente dentro desta "briga" pelo coração de Guiomar.
Opinião: Este é um daqueles livros, que a gente não consegue parar de ler. Após o fim de cada capítulo, a gente fica ainda mais curioso para saber o que vai acontecer nos próximos capítulos, e no final da história. A linguagem usada é antiga, ou melhor, clássica, o que pode dificultar um pouco a leitura no início, porém depois do segundo/terceiro capítulo, já acostumamos com o estilo de linguagem e dá para ler o livro "numa boa".
O livro foi muito bem escrito. Para quem gosta de livros clássicos, ou de um bom romance é recomendado. Para quem não gosta, também, afinal Machado de Assis foi um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, então a leitura de um livro como este nunca é má ideia.

11 comentários:

Andy Lima on 20 de março de 2013 23:25 disse...

Eu nunca me interessei muito por Machado de Assis, mas esse me pareceu bom, gostei da sua resenha e eu preciso ler algum clássico nacional!

Angela Graziela on 21 de março de 2013 13:54 disse...

Nunca me interessei nas obras do autor
Sei que tem gente que vai faltar me matar
Mas não me chama atenção

Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com.br

Ricardo Biazotto on 22 de março de 2013 00:46 disse...

Às vezes acho vergonhoso dizer que nunca li um romance de Machado de Assis (ao menos li contos), mas pretendo consertar esse erro ainda esse ano. Até hoje "A Mão e a Luva" nunca foi uma possibilidade, mas com sua opinião sobre ele dá pra mudar esse pensamento, até porque gosto de ler em ordem cronológica, mesmo não sendo necessário.

Abraços!
Ricardo - www.blogovershock.com.br

Maura C. Parvatis on 22 de março de 2013 11:18 disse...

Oi, Luiz, Machado de Assis é sempre uma boa pedida ;D
Esse ano decidi que leria toda os romances, pois, faço Letras e o único romance machadiano que li foi Dom Casmurro - super recomendo ;D
Uma amiga leu, recententemente, A Mão e a Luva e falou maravilhas, agora preciso arranjar tempo para ler Ressurreição e partir para a história do Luís Alves e Estevão :)

Beigos,
Maura - Blog da /mauraparvatis.

Naylane Sartor. on 23 de março de 2013 17:20 disse...

oi ainda nao li um livro dele! :(
por favor comenta nesse post:
http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/03/ossos.html#comment-form
Bjs me segue eu sigo de volta é so deixar o link.

Anônimo disse...

Esse livro é um lixo, muito ruim mesmo, Machado de Assis não presta af..

vynny on 1 de maio de 2014 11:23 disse...

qual a ideia principal dessa historia ???

vynny on 1 de maio de 2014 11:24 disse...

qual a ideia principal dessa historia ???

New Paradigma on 18 de novembro de 2015 05:11 disse...

posso dizer que foi o melhor romance que ja li.

New Paradigma on 18 de novembro de 2015 05:11 disse...

posso dizer que foi o melhor romance que ja li.

Anônimo disse...

oiiih eu gosto de livro mais precisei fazer um artigo de opiniao sobre esse livro. oq ta escrito nessa pagina eh um artigo de opiniao?? nao tnhu tempo para ler o livro.. mais eh bom os livros dele. so pelo resumo vi q deve ser maravilhoso alguem pode me respnder eh artigo de opiniao???

Postar um comentário

Obrigada pela visita.

Sempre retribuo os comentários *-*

 

Eu li e Comentei Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos