segunda-feira, 4 de março de 2013

A Hora da Estrela - Clarice Lispector

Postado por Enfim Shakespeare às 1:30 AM

Opinião:

Quando iniciei a leitura, fiquei aliviada por ler de inicio as frases lindas da Clarice e por se tratar de uma novela pensei que não iria me decepcionar tanto quanto no primeiro livro que li da autora Laços de Familia que era um livro de contos.

No incio fiquei tão ansiosa para que a estória começasse que achei que seria um livro bom, mas então a estória demorou e muito para começar e as primeiras páginas se tornaram chatas de pura enrolação só comecei a ler sobre a protagonista da novela a partir da página 24 e ela foi apresentada com muita demora e pensamentos do próprio autor, pois nesse livro Clarice narra a estória do ponto de vista de um homem.

Macabéa é a protagonista do livro, mas de tudo o que foi narrado na estória nenhuma qualidade é destacada, o livro é a vida dela contada entre todas os fatos negativos que aconteceram, não sei sei consigo continuar falando do livro sem das spoiler, mas o sonho dessa protagonista era ser famosa e sonhar era o que ela mais sabia.

O livro é chato e tem uma grande enrolação não indico o livro, mas também não digo nunca leia, então quem se interessa pelos clássicos da literatura brasileira fique a vontade para ler.

Sinopse:


A história da nordestina Macabéa é contada passo a passo por seu autor, o escritor Rodrigo S.M. (um alter-ego de Clarice Lispector), de um modo que os leitores acompanhem o seu processo de criação. À medida que mostra esta alagoana, órfã de pai e mãe, criada por uma tia, desprovida de qualquer encanto, incapaz de comunicar-se com os outros, ele conhece um pouco mais sua própria identidade. A descrição do dia-a-dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro como datilógrafa, o namoro com Olímpico de Jesus, seu relacionamento com o patrão e com a colega Glória e o encontro final com a cartomante estão sempre acompanhados por convites constantes ao leitor para ver com o autor de que matéria é feita a vida de um ser humano. 

Frases Celebres:

"Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas continuarei a escrever. Como começar pelo início se as coisas acontecem antes de acontecer?" - 11

"Ela acreditava em anjo e, porque acreditava. eles existiam." - 40



Livro do desafio realmente desafiante 

11. Ler um livro nacional. A Hora da Estrela Clarice Lispector 

Link para o desafio - Aqui
 


13 comentários:

Jhessy on 4 de março de 2013 09:31 disse...

Eu não consigo ler livros que começam e demoram mil paginas para começar a estória fico irritada e qualquer coisa desprende minha atenção.

Sarah Marques on 4 de março de 2013 09:52 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sarah Marques on 4 de março de 2013 09:53 disse...

Olá Cassia!
Tudo que li da Clarice foram textos, nunca peguei um livro inteiro pra ler, mas tenho muita vontade.
É sempre uma trama muito psicológica, e justamente por isso, o livro dá enfase mais aos pensamentos e o interior dos personagens do que à narrativa. Não é um livro que você irá ler pra conhecer os passos do personagem, mas sim sua mente.
Talvez por isso você não tenha se identificado nem com Laços de Família nem com A Hora da Estrela.
Mas tudo isso, eu só acho pois foi me apresentado assim, como uma escritora e uma escrita mais interna.
Tente lê-lo novamente nessa perspectiva!
Beijão

endless-poem.blogspot.com.br

Diário de Penteadeira on 4 de março de 2013 10:13 disse...

Olá querida,tudo bem? Seu blog tá lindo!!! Já estou te seguindo,se quiser me segue tbm!! beijão e boa semana :** s2

Jacke on 4 de março de 2013 11:43 disse...

Esse livro deve ser ótiiimo *o*
quantos livos você lê por mes ?
http://gaarotamaania.blogspot.com.br/

Lú Miranda on 4 de março de 2013 12:34 disse...

Essa autora marcou a vida e história de muitos, e claro, como não poderia ser diferente, toda vez que leio algo dela me sinto inerte, parece que estou em outro mundo.

Beijos.
clicandolivros.blogspot.com.br

Gabriela A. on 4 de março de 2013 14:06 disse...

Já li vários textos dela e gostei de todos. É uma pena que você não gostou do livro.

Beijos,
http://pitadadecultura.blogspot.com.br

Barbara Sá on 4 de março de 2013 14:32 disse...

Cara, eu amo Clarice... Clarice é vida, haha.
Adoro a forma diferente que ela escreve e as confusões que os textos dela propõe... Adoro Clarice, haha.

Beijos,
http://www.segredosentreamigas.com/

Angela Graziela on 4 de março de 2013 15:41 disse...

Já li esse livro a um tempo e gostei bastante

Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com.br

Fabiane Stela Finger on 4 de março de 2013 16:56 disse...

E aí pessoal!

Tb li A Hora da Estrela,mas já tem algum tempo,era leitura obrigatória para o vestibular,credo odeio essas coisas de leitura obrigatória aí é que não dá muita vontade de ler.
Enfim,a leitura se arrasta um pouco,mas não achei tãoooo chato assim,só um pouquinho e certamente o classificaria como um desafio.

Bjos
www.roubandolivros.com

Ela Oliveira on 4 de março de 2013 17:14 disse...

Oi,
Tive a oportunidade de ler esse livro a muito tempo atrás na escola, e de certa forma achei ele interessante!

Obs:O Top 5-As Mais Comentadas é uma singela homenagem que eu faço todo o mês para as leitoras que comentam no blog.

Páginas Em Preto

Beijos

Naylane Sartor. on 4 de março de 2013 17:57 disse...

Nunca li nenhum livro dela! :(
Tenho q ler!!
Bjs, e comenta por favor nesse post.
http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/03/fernanda-vogel-na-passarela-da-vida.html

Raquel Machado on 4 de março de 2013 19:01 disse...

oi flor,
nunca li esse livro mas ja vi o filme a personagem e bem engraçada no filme porem se o livro e arrastado ai complica ne?
bj
raquel machado
leitura kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com/

Postar um comentário

Obrigada pela visita.

Sempre retribuo os comentários *-*

 

Eu li e Comentei Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos