quarta-feira, 6 de março de 2013

1808 - Laurentino Gomes

Postado por Luiz às 11:40 PM
Sinopse: O livro 1808 conta a história da vinda da corte Lusitana para o Brasil em 1808, fugindo das tropas napoleônicas que iriam invadir Portugal.
O livro fala de como era o Brasil antes e depois da vinda da corte portuguesa, como eram e como se comportavam os integrantes da corte portuguesa e como era a situação política e econômica dos países que estavam diretamente ligados à esta vinda da corte lusitana para o Brasil.
O livro contou com mais de dez anos de pesquisas de Laurentino Gomes e de outros historiadores brasileiros e portugueses que contribuíram para a vericidade dos fatos narrados no livro.

Opinião: Um livro muito bom e muito bem escrito. Conta alguns fatos que podem ou não serem verídicos, porém que nos fazem olhar a história do Brasil e de Portugal com outros olhos. Além de falar da história da fuga da família real portuguesa para o Brasil, explica também como foram as guerras napoleônicas, como foram as revoluções republicanas, a chegada da corte aqui no Brasil, a reação da população e o comportamento da corte e da elite lusitana que veio para o Brasil.  Além da ótima escrita, o livro conta com algumas imagens (posters) que mostram como era o Brasil na época da chegada da elite e da corte portuguesa, que deixa o livro ainda mais legal e divertido (apesar de não ser ficção).
Para quem curte história, história do Brasil é um ótimo livro. Recomendado.

8 comentários:

Giih on 7 de março de 2013 01:01 disse...

Nossa, são muitaas dicas de livros ne?
A gente fica em duvida para escolher kkk

bjs

giihflore.blogspot.com

Bruna Andrade on 7 de março de 2013 05:34 disse...

Eu morro de vontade de ler esses livros que tratam a história de um jeito mais irreverente, mas não sei o que me dá! Sempre que vou ler resolvo pegar outro, haha. Já leu aqueles "Guia Politicamente Incorreto"? Têm um design lindo, tou louca pra ler! Mas o meu, da América Latina, ficou na casa dos meus pais em outra cidade, haha. Tristes fatos da vida.

Beijos!
Sobre Café e Livros (com layout novo e mascotinho, haha)

Gabriela Gomes on 7 de março de 2013 12:32 disse...

Nunca li mas parece ser ótimo, adorei demais!
www.espacegirl.com

Carla A. on 7 de março de 2013 19:12 disse...

Li esse livro há algum tempo e adorei! Quero ler 1822.

Beijão, Blog Entre Aspas

Lú Miranda on 7 de março de 2013 19:43 disse...

Eu tenho esse livro aqui e não consegui lê-lo, ele é bem digamos... técnico, quase didático. Mas espero lê-lo sim.

Yara Andrade on 7 de março de 2013 19:51 disse...

Gostei muito ada resenha e fiquei bem curiosa em relação ao livro.
Beijos

http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

Marli Carmen on 7 de março de 2013 20:28 disse...

Oi, eu ainda não li esse livro, mas tenho ele aqui na minha estante. Quero muito ler, realmente parece algo que foi pesquisado e acredito que vou gostar.
Beijocas
http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

Ricardo Biazotto on 10 de março de 2013 00:46 disse...

Desde que li 1808, e mais tarde 1822, digo que esses livros deveriam servir de base para o ensino da história do nosso país nesses dois momentos tão importantes para o Brasil. O Laurentino soube como contar esses fatos de uma maneira rápida, de fácil entendimento, e principalmente sem tornar a história chata, o que seria comum acontecer. Tanto que o livro recebeu inúmeros prêmios.
Certamente aprendi muito que jamais imaginei que um dia teria a oportunidade de aprender. Agora é esperar pelo novo livro do autor - só espero que não demore a ser lançado.

Beijos!
Ricardo - www.blogovershock.com.br

Postar um comentário

Obrigada pela visita.

Sempre retribuo os comentários *-*

 

Eu li e Comentei Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos