quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O menino do pijama listrado - John Boyne

Postado por Luiz às 8:27 PM
Sinopse: Bruno é um garoto de nove anos que vive na Alemanha em plena Segunda Guerra Mundial. Porém por ser muito jovem e inocente, não tem noção do que está ocorrendo a sua volta. Não sabe que a Alemanha está em guerra e muito menos sobre o Holocausto.
A família de Bruno está diretamente ligada à guerra, pois seu pai é um oficial alemão nazista de alto cargo, imediato de Hitler (no livro chamado de Fúria). Com isso sua vida está, mesmo sem saber, diretamente ligada a tudo que ocorre na guerra.
Sob ordem de Fúria (Hitler), ele é obrigado a mudar de casa com sua família, pois Fúria tinha novos planos para o pai de Bruno. Bruno não gosta da notícia, pois ele não quer sair de Berlim onde mora em sua enorme casa, e onde estão todos seus amigos. Porém sem opção ele é obrigado a mudar de casa com sua família.
Sua nova casa fica "ao lado" do Campo de Concentração de Auschwitz, onde seu pai irá trabalhar.
Da janela do quarto de Bruno pode ser vista uma cerca com várias pessoas do outro lado. Estas pessoas vestiam roupas iguais, pijamas listrados. Bruno não entendia porque todos se vestiam iguais e nem porque ficavam separados dele do outro lado da cerca.
Bruno gostava de explorar e mesmo sem a permissão de seus pais, um dia foi explorar perto da cerca. Ao chegar perto da cerca, ele avista um menino da mesma idade que ele, vestido com aquele pijama e sentado com uma cara triste. Bruno começa uma longa amizade com esse menino, um judeu chamado Shmuel.
A inocência de Bruno deixa a estória mais intrigante e dramática, pois ele não tem noção do que ocorre do outro lado da cerca, e muito menos que seu pai tenha envolvimento com tudo que ocorre no Campo de Concentração. A inocência de um garoto de nove anos de idade deixa a estória mais dramática, pois ela é contada do ponto de vista de Bruno, que por não saber o que realmente acontece no Campo de Concentração vê as coisas com naturalidade e sempre busca justificativas para o que acontece dentro de Auschwitz (no livro chamado de Haja-Vista).

Opinião:
Um livro muito bom e intenso. Faz o leitor refletir sobre a vida e sobre tudo que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial. Um livro simples, porém maravilhoso e ao mesmo tempo perturbador por se tratar da segunda guerra vista aos olhos de uma criança.

Frases Celebres:
"Uma coisa é certa: Ficar sentado se sentindo infeliz não vai mudar nada."

"Não dói tanto assim. Não torne as coisas piores, pensando que dói mais do que você realmente está sentindo."

"Eu estou apenas dizendo o que sinto, e sou livre para fazer isso, não?"

3 comentários:

Shaira Gabriela on 21 de fevereiro de 2013 22:31 disse...

Olha eu já vi o filme e gostei, menos do final. Nao sabia que tinha livro... vou querer ler haha
Beijos!

www.baani.com.br

Esteffani Fontes on 21 de fevereiro de 2013 23:58 disse...

Já li, adorei!

@esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
aosdezesseisanos.blogspot.com.br

Gabriela Aguiar on 22 de fevereiro de 2013 12:45 disse...

Assisti o filme, mas não li o livro, queria muito, mas achei que não fosse conseguir porque não iria conseguir ver com as lagrimas escorrendo, mas qualquer dia, eu tento
Beijos!

Postar um comentário

Obrigada pela visita.

Sempre retribuo os comentários *-*

 

Eu li e Comentei Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos